Os cabos de rede e os cabos Ethernet são confeccionados para que sejam utilizados transferindo e recebendo dados, normalmente a execução da confecção é feita em dois pares trançados de fios conectados à um conector padrão RJ45, também pode ser através de um cabo coaxial ou em fibra ótica.
Como as pessoas não usam sempre a mesma nomenclatura para os cabos que ligam os componentes em seus sistemas. Termos como “cabo de rede” pode definir que o cabo confeccionado tem diversas aplicações. O termo “Ethernet” descreve um padrão de rede de área local (LAN).
Com o par trançado o sinal só pode viajar até 100 metros, já confeccionado em cabo coaxial a distância aumenta para mais de 1000 metros, com a fibra ótica, o limite chega a 9656 metros. Considerando que tenha sido confeccionado dentro de das especificações. Mesmo assim somente até 20 metros você não terá perdas.
Esses cabos foram criados para transmitir e receber diversas informações sejam referentes à internet, ou a arquivos de estações de trabalho, ou compartilhamento de impressoras e dispositivos/equipamentos, ele possibilita que você conecte a rede do seu computador à internet.
